quarta-feira, abril 19, 2006

EU AMO O MEU CONCELHO



(Clik na imagem para apreciar este belo projecto)

Se assim for, o slogan de campanha “ EU AMO O MEU CONCELHO”, estava correcto.

Em primeiro lugar estão as pessoas. Somos a favor da mudança da feira. Não podemos ter um espaço nobre o chamado “Largo da Feira”, ocupado por tudo e mais alguma coisa. É preciso dar vida a este espaço.

A actual feira não pode continuar a servir de desculpa, para um espaço como este continuar ao “abandono”.

A feira deve mudar de lugar. E ao mudar, deve-se repensar no tipo de feira que se quer continuar a ter. A mudança da feira já tem barbas. Já existe um espaço físico à muitos anos definido. Terá que apenas ser adaptado e criarem-se as condições para se ter uma feira com pés e cabeça. Onde se defina que tipos de produtos devem e podem ser vendidos na feira.

Nos actuais moldes, a feira só prejudica os comerciantes locais e a economia local.

O dinheiro que a maior parte das pessoas gasta na feira não fica no concelho.

Comments:
Esta imagem é de um projecto real ?
 
Sim. É um projecto que está em estudo.
 
Este post é uma adaptação do que já escrevi no barrelas a debater.

Continuo achando que a feira não deve mudar de lugar, deve sim ser alterada a forma de como ela é feita actualmente.
Vejamos: A feira é um ex-libre do Concelho, vem citada em trabalhos de grande importância para a história, como Terras do Alto Paiva e o História da Cidade e do Bispado de Lamego.
O local era privilegiado por ser um sítio central e ficava junto a uma capela que existiu junto a actual Câmara Municipal.
Acho que a tradição deve de ser mantida, mas com alterações que sejam benéficas e que impulsionem os “produtos da casa”.
Se actualmente não existe mais o comércio de produtos locais na feira, o único culpado disto é a própria Câmara Municipal que não perpetuou a memória e a tradição da feira, pois um dos deveres da autarquia e zelar e administrar o Património do Concelho.
A mudança de local não vai modificar os problemas que existem em relação a feira
Agora, a tempos aqui neste blog, chegamos num consenso de que era desnecessário a construção de uma nova Biblioteca se tivesse sido melhor planeado o Auditório Municipal. Acho que no caso da feira ocorre o mesmo, é desnecessário a construção/adaptação de um novo espaço se existir um novo planeamento do que é na realidade uma feira.
Apesar da feira envolver uma forte vertente económica, no caso de Vila Nova de Paiva também existe uma forte componente cultural, onde através dela poderiam ser divulgados os produtos da terra e na minha opinião não existe lugar melhor para isto que o actual.
Uma pergunta em relação ao projecto: e o dinheiro?
 
A imagem se é de um projecto em estudo .. pergunto ?
Como veio aqui parar sem estr aprovado na CM ?
Saiu da gaveta do PC de propósito ou alguém o desviou .
Se assim fot também nao admiro pois ao que se fala na CM de VNPaiva o desaparecimento de documentos é o prato do dia , principalmente os incomodos para alguns senhores que la continuam sentados .
 
Foi capa do Plano de Actividades da Câmara, só veio para o Blog, depois da reunião da Câmara. Tem todo o sentido em colocar obras que se pensam fazer no futuro.
 
Intelegente era pensar um projecto de aproveitamento do espaço da feira com espaço de lazer oui outros mas de maneira a que com locai deviemnte marcados para tendas e para colocar os ferros a feira continuasse a fazre-se nesse local de 15 em 15 dias . Isso é que era de se lhe tirar o chapeu ...a politicos e arquitectos .... tenho dito
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free counter and web stats