sexta-feira, setembro 22, 2006

DÍVIDA DAS CÂMARAS MUNICIPAIS

Fonte Jornal Correio Manhã(...)

A dívida total bruta das autarquias já é superior a oito mil milhões de euros. Só entre Janeiro e Junho deste ano, as câmaras municipais aumentaram o seu endividamento à Banca, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal, em 83 milhões de euros. Ao que o CM apurou, no final de 2004, o endividamento líquido das câmaras ascendia a seis mil milhões de euros, incluindo dívidas a bancos, fornecedores e sociedades financeiras de ‘leasing’ e ‘factoring’, operações financeiras que têm permitido às autarquias contornar o limite ao endividamento imposto pela ex-ministra das Finanças Ferreira Leite.
No final de 2005, só a dívida total de médio e longo prazos à Banca (não inclui contratos de ‘leasing’ e ‘factoring’) ascendia, segundo a Secretaria de Estado da Administração Local, a quatro mil milhões de euros. Como a dívida das autarquias tem vindo a aumentar, a dívida bruta total deverá ultrapassar os oito mil milhões de euros, apurou o CM.
Com uma dívida desta ordem de grandeza, o secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, deixou ontem claro que a venda de créditos futuros “viola o objectivo da solidariedade nacional para cumprir o défice de 4,6 por cento, em 2006”. E reconheceu, à Sic Notícias, que a medida “não é, neste momento, ilegal”, mas vai “agravar o endividamento das autarquias”.Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios, diz que estas palavras são “desajustadas” e “intempestivas”.
Já em Novembro de 2004, o Tribunal de Contas frisava, numa auditoria a 278 câmaras, que “o número de municípios que vem recorrendo a estes contratos de natureza financeira [‘leasing’ e ‘factoring’] está a aumentar, como aumentou também o volume financeiro envolvido, por esta via se contornando a proibição do aumento do endividamento municipal, com a consequente violação dos objectivos de limitação do défice público”. Entre 1 de Julho de 2003 e 31 de Maio de 2004, 103 câmaras tinham feito contratos de locação financeira, num valor total de cerca de 13 milhões de euros. No período anterior, 118 autarquias tinham recorrido a esses contratos, no montante total de quase 16 milhões de euros.
ANTECIPAÇÃO DE RECEITAS
O presidente da autarquia de Caiscais diz que a cedência de créditos futuros à Banca “é uma operação vulgar de gestão”. António Capucho nega ilegalidade. GAIA E MAIA querem antecipar uma receita de 46 milhões de euros da concessão de electricidade. Maia quer obter três milhões de euros com a renda do Tribunal. A Câmara de SANTARÉM quer obter 20 milhões de euros com a venda de receitas respeitantes à exploração de baixa tensão nos próximos 15 anos.
CÂMARAS COM ENDIVIDAMENTO SUPERIOR A 100%
Lisboa - 362% Presidida por Carmona Rodrigues, a maior câmara municipal do País era também a autarquia mais endividada em Portugal no início deste ano.Porto - 154%. O Porto, apesar de já não ser o segundo maior município do País, é a segunda câmara com o nível de endividamento mais alto no País. Vila Nova de Gaia - 151% Luís Filipe Menezes, presidente da segunda maior autarquia portuguesa, enfrenta também um nível de endividamento alto.
Vila do Conde - 145% Mário Almeida, ex-presidente da Associação Nacional de Municípios, ultrapassa em 45 por cento o nível do endividamento da autarquia.
Outros casos: Loures - 131%Sesimbra - 131%Setúbal - 129% Chamusca - 112% Figueira da Foz - 112%

Comments:
Elenco da Câmara:

1 Presidente, eleito
1 Vereador a meio tempo, eleito
1 Chefe gabinete, não eleito
1 Assessora, não eleito
1 Secretária, não eleito

Primeiro começou por meter uma assessora, mas que não passou de uma semana. Ao que parece não podia na altura. Agora regressou novamente, porque a senhora tem medo de andar de avião. Ao que se sabe a senhora foi colocada numa escola nas terras de Don Alberto e então o senhor Custódio arranjou-lhe um tachito.
No episódio seguinte entrou um chefe de gabinete, para substituir a impedida assessora. Entretanto o seu filho já está a estagiar nas piscinas. Vamos estar atentos ao que se vai seguir.
De seguida mandou chamar uma funcionária, prima da sua esposa, para sua secretária. Mas também aqui, não deve ter ficado muito satisfeito, pois ao fim de uns meses, mandou-a novamente para o seu posto. Como a senhora ficou amuada pela atitude, o Sr. Custódio, decidiu dar-lhe um brinde, parece que vai ser promovida pelos serviços prestados. Medalha de mérito.
Então como o senhor presidente não podia ficar sem secretária, mandou chamar uma outra prima, pois ao que parece a senhora estava em Viseu, na Loja do Cidadão, e como estava a contrato, veio para barrelas ganhar umas lecas e ver se o primo a mete no quadro.

Senhor Custódio, com esta equipa de luxo o senhor não tem perdão para falhar. Ao menos isso, pois as suas tropas de elite e a sua guarda de honra, parece-me que estão a bater em retirada, para se abrigarem dos morteiros, que o senhor anda para aí a dar. Mas, deve ser estratégia deles, para não ficarem muito chamuscados.

Quanto aos concursos para as escolas, o povo anda a dizer que já está tudo controlado e que um dos lugares é para uma das filhas do seu encarregado.

Já agora gostava que outras pessoas como por exemplo, Zé Paivinho, Viperina, Magalhães, Australopithecus, etc, dissessem da sua justiça, ou vão decidir enterrar a cabeça na areia como a avestruz.
 
Da minha parte não há qualquer necessidade de "enterrar a cabeça" onde quer que seja. Já tinha alertado para essa situação dos cargos e das nomeções no passado e faço-o agora.

É uma total falta de pujo, de sentido de responsabilidade e de rigor estes recrutamentos massivos que estão a ser feitos.

O sr. Presidente efectivamente não está neste particular a desempenhar um bom serviço à autarquia e deveria reflectir muito bem as prioridades anunciadas durante a campanha.

Criticarei sempre independentemente da cor politica este tipo de situações.

cmps
 
Amigo Miguel:
Por muito que me custe dizer isto, não são só ventos fortes que se aproximam da costa.A actuação que estão a ter parece mais um TSUNAMI.
Saudações democratas,
Um dos capitães da tropa em retirada
 
Caro anónimo:
Sempre me assumi militante do PSD, o que não me torna DEPENDENTE do partido. Aliás o modo de estar na politica do YES, MAN, e do VOTO DE MÃO NO AR é mais típico dos partidos de esquerda onde penso que você se insere do que do meu.
Mas deixando as ideologias de lado, não me viu concerteza a fazer companha pelo Sr. Manuel Custódio. As minhas motivações para esse facto, foram razões profissionais e sobretudo por não acreditar na realidade que ele seria o homem ideal para o meu partido apoiar em eleições. Atenção, que não estou a sacudir a água do capote, pois de entre os candidatos este para mim era o melhor, mas pq os outros eram tb muito fracos. E assumo-o claramente, votei no Sr. Manuel Custódio.
Disto vem que, o que está a acontecer actualmente é o que se vinha a passar desde o 2º mandato do Eng. Diogo Pires: o rebuliço de entrada e saída de pessoas aos magotes, para agradar aos compadres e pagar promessas eleitorais. Sr. Manuel Custódio, como militante do PSD ponha a mão na consciencia, pq a continuar assim, não fica velho no cargo de Presidente deste municipio. Se AMA o concelho como diz, então SIRVA-O e não se SIRVA A SI.
Tenho dito
 
Quando se preparam listas para irem a votos e neste caso com a “cruz” do partido social democrata, todos os seus militantes e apoiantes esperam que essa lista caso seja eleita, seja responsável e exemplar. Preparam-se manifestos e um programa eleitoral e apresenta-se ao POVO.

Uma coisa é haver dificuldades de tesouraria, outra coisa é haver “aberrações” políticas e alguma falta de pujo.

Não se pode criticar o passado, quando se faz igual ou pior.

Os erros do passado, têm que servir de exemplo.

As pessoas, os militantes, aqueles que lutaram pela mudança, merecem respeito. Não servem só para “apitar buzinas”.

Se alguém acha que a “cruz” do partido é muito pesada, tem uma boa alternativa.

Apresenta-se a votos numa lista independente. E assim toma as medidas que vem pretender.

Esperamos no futuro mais democracia, que são os pilares do Partido Social Democrata.
 
Caro psdvnp:
Devo informá-lo que não estou conotado com a actual oposição dentro do PSD de Vila Nova de Paiva. Aliás para sua informação, filiei-me já depois das eleições, por querer ter uma vida mais activa.

Agora para mim ser filiado, não faz com que eu pactue com o laxismo e mediocridade evidênciados no actual mandato. Aliás, dúvido que concorde, com a actual politica de contratações da câmara, e se calhar, deveria ser você, que priva com o sr. presidente, a "tocar a buzina", pq ela pode estar a tocar baixinho e ele pode não ouvir.
Até breve
 
"Agora para mim ser filiado, não faz com que eu pactue com o laxismo e mediocridade evidênciados no actual mandato"

Totalmente de acordo.

Cumprimentos
 
Ora, ora... Lembraram de mim :))
Na maior parte das vezes as minhas participações nos blogs tem haver com assuntos culturais.
Não tenho nenhuma ligação com o PSD. Eu mesmo defendi o voto em branco como uma forma de protesto pela falta de opção apresentada nas últimas eleições e sou simpatizante do BE.
Mas não sei porque a surpresa de algumas pessoas. Sempre foi assim, independente do partido em poder, sempre existiram os tachos.
Se muda o partido, também mudam as moscas.
Isto não tem nada haver com falta de Cultura. Mas sim com falta de Vergonha na Cara.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free counter and web stats