sábado, outubro 21, 2006

MUNICÍPIO DÁ OS PRIMEIROS PASSOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 21 LOCAL

Os Blogs já são considerados os primeiros meios de discussão das populações locais, e no fundo são os primeiros passos da Agenda 21 Local.
Para entender um pouco mais, deste assunto, pode consultar estes textos:
http://www.gpca.com.br/Gil/art93.htm (Texto para entender o que é a Agenda 21 Local) e o site do Município de Vila Nova de Paiva, www.cm-vilanovadepaiva.pt.

A Agenda 21 Local é algo muito vasto e acima de tudo um grande desafio. Em suma, pretende acima de tudo um desenvolvimento sustentável do concelho, nas mais variadas vertentes, tais como: ambiental, económica, desportiva, social, etc. O grande objectivo é colocar todos os cidadãos do concelho a discutir os problemas da sua terra, nos mais variados temas e preocupações. Ou seja, o Município, associações, técnicos, agricultores, politicos e os munícipes em geral, vão trabalhar em conjunto e definem as prioridades para um desenvolvimento sustentável do seu concelho. Existe um “Grupo Coordenador”, o mais representativo possível, que vai servir de motor a este processo chamado Agenda 21 Local.

A nível nacional já existem alguns bons exemplos a funcionar, e a dar os primeiros passos. Tal como S. João da Madeira: http://www.agenda21sjm.org/; Cascais: http://www.cm-cascais.pt/Cascais/Viver/Ambiente/Programas_projectos/Agenda_Local_21.htm. Ao que se sabe em Portugal são pouco mais de 20 concelhos, que tentam implementar esta temática. A nivel mundial já passam os 6.000 (que podem ser aldeias, vilas, cidades, concelhos, etc), sendo mais de 4.000 só na Europa.

O Município de Vila Nova de Paiva, aproveitando os Fundos Comunitários e com a colaboração de uma empresa, dão os primeiros passos na divulgação da Agenda 21 Local. Mas em nossa opinião, este assunto não deveria ser tomado só porque existem fundos comunitários.

A Agenda 21 Local é uma iniciativa extremamente importante.

Em nossa opinião, esta iniciativa foi a mais importante decisão tomada neste primeiro ano de mandato do actual executivo.

No passado dia 18 de Outubro, realizou-se um Seminário na Freguesia de Vila Cova à Coelheira, onde excelentes oradores nos deram uma perspectiva da Agenda 21 Local. Este seminário já começou a "mexer" com algumas pessoas do concelho. Isto foi um exemplo, de como se pode fazer algo bastante importante pelo concelho, do qual o retorno é incalculável e com poucos custos.

Já se fizeram alguns seminários no concelho, com logísticas extremamente caras e com pouco retorno tendo em conta o investimento efectuado, e que passaram ao lado das populações locais.

O concelho precisa deste tipo de seminários e de iniciativas. Seminários virados para as populações locais. O seminário também serviu para mostrar aos visitantes um pouco dos nossos costumes, do nosso folclore e da nossa gastronomia.

É desta publicidade, do “bem receber” que o concelho precisa.

A organização está de parabéns. A Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira está de parabéns. Com pouco dinheiro, podem-se fazer grandes eventos. Os oradores convidados, foram simplesmente fantásticos. E não foi preciso gastar dinheiro com eles em transportes, nem ir busca-los ao comboio a Nelas ou alugar carros para passearem com motoristas pagos pelo município, como aconteceu esta semana num seminário “II Encontro Nacional de Serviço Educativo em Bibliotecas Públicas” que ainda decorre em Vila Nova de Paiva.

Como um politico do concelho, disse num passado bem próximo: “Eu não pago para virem ao nosso concelho, quem vier, tem que vir com gosto e satisfação”.

Nós dizemos, Mercenários NÃO obrigado.

Para terminar, esperamos que a Agenda 21 Local prossiga o seu caminho, seja um êxito e um bom exemplo Nacional. E que a COMUNICAÇÃO entre todos seja possível em prol do concelho e da Humanidade.

Comments:
Agradecemos muito os seus elogios. Obrigado. O Tribuna Laranja, não esconde a sua posição politica de centro direita, mas mantendo uma postura crítica naquilo que achamos mau para o concelho. Não somos subservientes a ninguém, nem comandados de fora para dentro. Ainda vem que hoje as novas tecnologias permitem ser um meio de alerta. Antes tocava-se os sinos a remate para alertar o povo, mas só alguns ouviam os sinos. Hoje, felizmente existem estes meios informáticos para alertar o povo em qualquer parte do mundo, num piscar de olhos.
 
Quem são as pessoas que estão a coordenar ?
 
Apoiado...Caro Magalhães, mas caso desconheça PROFADEIRA não existe em VNP. O que existe é Perfadeira.
 
o sr. magalhães tem razão a agenda 21 devia ser comandada só por ele e o irmão. aliás ele até tinha tempo de sobra para o fazer. quanto à "profadeira" aqueles que ele apelida de fora do concelho visitam-na mais vezes que ele e até sabem o nome correcto daquela localidade. o concelho não pode nem deve ser um local estanque onde só aqueles que cá nasceram para ele devam contribuir. devo lembrar ao Sr. magalhães que para além de um concelho somos um país que vive integrado numa união europeia.apelamos à abertura do concelho ao turismo e proferimos comentários de indole bairrista. desperte caro amigo para a realidade actual e lembre-se que um concelho fechado em si mesmo não pode evoluir nem contribuir para a evolução do nosso país. Boas ideias vindas de onde vierem são utéis para todos. se efectivamente tem ideias boas para a agenda 21 exponha-as pois tenho a impressão que as pessoas que se encontram à frente dela irão tê-las em conta. se não, não critique quem trabalha.criticos à muitos, falta é quem trabalhe em prol da população de Vila Nova de Paiva. Aliás tanto quanto sei o Sr. Magalhães até foi selecionado para fazer parte do grupo de trabalho da Câmara para a agenda 21 e nunca compareceu a nenhuma reunião. pois é dá trabalho!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free counter and web stats