domingo, maio 27, 2007

Mais de mil escolas primárias vão fechar no próximo ano lectivo

São 1313 as escolas básicas do 1.º Ciclo que não deverão reabrir no início do próximo ano lectivo.
A Região Centro vai ser a mais penalizada - poderá perder quase 39% das suas escolas. Entre os concelhos com mais estabelecimentos sinalizados destacam-se o de Viseu (com 28), o da Guarda e Tondela (22), Coimbra, Seia, Leiria e Pombal (20) e Cantanhede (18). Perdas que para alguns concelhos poderão significar quase metade do seu parque escolar - caso da Guarda, 48, 8% - ou mais se em Seia encerrarem 20 escolas, a reorganização traduzir-se-á numa perda de 64,5% do parque escolar do concelho. Celorico da Beira tem 13 estabelecimentos sinalizados para fechar. A confirmar-se ficará com três, perdendo 81,2% da sua rede de ensino.
Recorde-se que a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, já manifestou que pretende chegar ao final da legislatura com 2500 escolas do 1.º Ciclo. Se em Setembro 1313 não reabrirem, ficam a faltar 807 encerramentos para o objectivo.
Ter menos de 20 alunos e uma taxa de aproveitamento inferior à média nacional, ou menos de 10 alunos, são os critérios do Ministério da Educação para reorganizar a rede escolar.
No concelho de Vila Nova de Paiva, sabemos que a juntar a alguns fechos anteriores, vai juntar-se o fecho de mais escolas, ficando por enquanto, as escolas de VCC, Touro, Pendilhe e VNP.
Fazemos votos que a nossa classe politica, e o Concelho Municipal de Educação já tenha resolvido de uma vez por todas as orientações na Carta Educativa e nos informe do que se pretende fazer.
Estamos á espera que nos informem...Srs Politicos deste concelho...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free counter and web stats