segunda-feira, setembro 10, 2007

LUÍS VERSUS LUÍS



Ou Mendes ou Menezes? Pela primeira vez, o líder do PSD, vai ser eleito em eleições directas pelos seus militantes. Além dos militantes poderem escolher o seu líder os chamados “barões” do partido, têm a sua influência mais “esfumada”.

Pergunta-se?

Em qual devemos votar? Mendes ou Menezes?

Marques Mendes, (http://www.luismarquesmendes.net/) já vai a caminho do seu 3ª ano de liderança á frente do partido. Foi um brilhante líder parlamentar e as eleições autárquicas correram bem, assim como as presidenciais. Mas, este tipo de eleições não colocam os líderes em xeque, nem delas se podem tirar conclusões.

O que me preocupa como militante é ver o partido em “recessão politica” e ver nas sondagens, quer o partido em queda, quer o maior líder da oposição em queda e ser ultrapassado por figuras como Jerónimo de Sousa. Tudo isto poderia ser normal se o governo e o partido socialista estivessem a governar bem e a viver um clima “cor-de-rosa”. Mas, quando temos uma das maiores taxas de desemprego dos últimos anos, o ataque cerrado que este governo faz aos funcionários públicos, encerramento de escolas e de hospitais/centros de saúde/maternidades, pagamos impostos sobre impostos em várias situações, (exemplo, pagamos Imposto Automóvel e encima deste ainda acresce o IVA), o nosso vizinho espanhol não paga Imposto Automóvel. Somos um dos países que pagamos mais caro os combustíveis, pagamos das portagens mais caras da Europa, temos uma taxa de Iva a 21% versus 16% em Espanha, a taxa de juro (custo do dinheiro) de momento está a níveis altíssimos, apesar de esta não ser da responsabilidade do governo pois quem a define é o Banco Central Europeu, mas esta situação de taxas elevadas está a “sufocar” todo o tipo de crédito em especial o crédito á habitação. Apesar de tudo isto, e muito mais (…) o governo e o seu líder continuam a ter sondagens de maioria absoluta e o maior líder da oposição (Marques Mendes) e o partido social-democrata não conseguem tirar benefício deste descontentamento que se vive por todas as situações referidas. Algo está mal e esta situação não é normal, a não ser os portugueses sejam masoquistas, o que não acredito.

Quanto a Luís Filipe Menezes, (http://luisfilipemenezes.com/) e (http://www.luisfilipemenezes.blogspot.com/) é deputado mas optou pelo lugar de autarca, sabemos que é um fervoroso social-democrata, ainda “sofre” politicamente, pela célebre frase, dita em Congresso do PSD, (Sulistas e Elitistas….) na altura estava a escolha para líder do partido entre Durão Barroso ou Fernando Nogueira, mas agora felizmente existem as directas, onde os votos dos sulistas e dos nortistas têm o mesmo peso. Filipe Meneses como autarca de V. N. Gaia, fez de Gaia um pólo de desenvolvimento extraordinário em todas as suas vertentes, ultrapassando em muitas situações o próprio vizinho, a cidade do Porto. Soube captar investimento para a cidade de Gaia, requalificou a zona ribeirinha, as praias de Gaia, sofreram um revolução extraordinária, ou seja, Luís Filipe Menezes teve “olhinhos” e bom senso para desenvolver Gaia e a tornar hoje em dia numa cidade “confortável” em todos os seus aspectos. Se este candidato a líder do partido social-democrata, fizer a mesma coisa pelo país, então ficaríamos todos muito agradecidos.

Por tudo isto…Voto Luís Filipe Menezes para líder do Partido Social-Democrata.
mig.magalhaes@gmail.com
Post colocado por Miguel Magalhães militante n.º 160934 com as Quotas em dia.

Comments:
Marques Mendes ou Luis Filipe Menezes ? Nem um nem outro. Infelizmente qualquer um deles será um fraco líder da oposição. Nenhum, tem a garra, a chama, a audácia, a visão de antigos líderes como Sá Carneiro ou Cavaco Silva, e a verdade é que eles não conseguem cativar os militantes do partido. O PPD/PSD sofre actualmente uma "crise de identidade", de ideias, e quem quer que vença será um líder de passagem, pois infelizmente no meu partido as pessoas querem servir-se do partido e não servir o partido, ou seja, candidatos fortes como Rui Rio, Manuela Ferreira Leite entre outros só serão candidatos quando tiverem hipótese de serem governo e não querem ser líderes da oposição. São estas atitudes que afastam os militantes do partido.
Mas sejamos razoáveis, o Governo PS tem feito merda, atrás de merda, e mesmo assim, continuam lá em cima. Pq ? Por pura incompetência.
Por tudo isto, o meu voto, é em branco e é um voto de protesto.

Vitor Sá
Militante do PPD/PSD nº 155765
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Boas, é com agrado que vejo alguns militantes a exprimirem o que pensam. Militância não é viver na sombra, mas sim contribuir para o debate de ideias. Gostava de ver outros militantes a exprimirem-se.

Penso que votar em branco, não vai resolver problema nenhum.
É a mesma coisa do que esconder a cabeça debaixo da areia e embaralhar e voltar a dar.
Temos dois candidatos, e um deles vai ser o líder. Se não gostar dos dois, vou escolher aquele de que gosto mais um bocadinho.

Como é possível, em três anos o actual líder Marques Mendes, não conseguir ganhar vantagem nas sondagens, quando se vive um momento muito crítico, na nossa situação económica, politica e social. Não se compreende, algo vai mal na liderança.

Filipe Menezes tem ao menos trabalho feito como autarca e um excelente trabalho diga-se de passagem. E entre os dois, é sem duvida aquele que mais pode fazer pelo partido. No blog de Filipe Menezes, existe um post que diz tudo, passo a citar:

IMPRESSIONOU-ME AQUELA IMAGEM…
“ Meu Caro Luís Filipe Menezes: Tinha 14 anos quando o vi chorar num congresso do nosso partido. Confesso que me impressionou aquela imagem, mas, por outro lado, suscitou-me grande curiosidade para saber quem era aquele senhor. De si, disseram-me que foi um grande dinamizador da JSD, que pensava alto, tão alto que para alguns era "ruído". Como militante da causa Social-Democrata apelo a que volte a falar alto. A uma altura suficiente para causar ruído aos que não sabem que a política é "apenas" onde começa e acaba a nossa liberdade. Com os melhores cumprimentos.”
Gustavo Barreira [enviado pelo e-mail gedb@clix.pt]


Quanto a possíveis lideres, tais como Ferreira Leite e Rui Rio. Conhecemos o trabalho de Ferreira Leite como Ministra das Finanças, tentou vender património do estado, subiu o Iva para 21%, colocou os desportistas a pagar impostos (em especial os futebolistas profissionais), congelou os ordenados da função pública durante dois anos, mas o deficit público subiu na mesma a níveis recordes.

Quanto a Rui Rio, conhecemos algum trabalho como autarca da cidade do Porto e do seu arrojado “confronto” contra o todo poderoso, F.C. Porto, em especial Pinto da Costa. Mas como se sabe Menezes com a sua astúcia tem conseguido levar os grandes investimentos (El Corte Inglês) para Gaia e prepara-se para levar a próxima loja do IKEA e criar mais umas boas centenas de postos de trabalho. Quem se deslocar a Gaia e observar todas as transformações sofridas nos últimos anos e falar com as pessoas, vai ficar surpreendido.

Para mim havia duas pessoas que gostava de ver como lideres do partido, apesar de não saber se são ou não militantes: - António Mexia, actualmente presidente do grupo EDP ou António Borges, vice-presidente da Goldman Sachs International, uma grande instituição financeira americana, maior que todos os bancos portugueses juntos. Estes sim, são gestores/economistas de Top e de renome internacional. Aliás, ao que se sabe António Borges ofereceu-se para ajudar Marques Mendes a elaborar um programa governamental e Marques Mendes declinou o apoio, pois tem medo da sombra deste “Guru”

(http://dn.sapo.pt/2006/08/14/nacional/grupo_borges_trabalha_sucessao_a_men.html ).
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
http://dn.sapo.pt/2006/08/14/nacional/grupo_borges_
_trabalha_sucessao_a_men.html
 
Miguel,
Não concordo, que votar em branco seja esconder a cabeça na areia.É isso sim o meu voto de protesto.
Eu não vou votar num lider que pura e simplesmente não me diz nada, não tem ideias, não tem carisma, não tem visão. Eu não me considero um "Yes man", por isso mesmo discordo do rumo que qualquer um destes candidatos quer dar ao partido. Aliás ter um cartão de militante, faz com que eu não seja independente a nível partidário, mas tb não me torna dependente. Aliás esta é a razão principal pq as pessoas não acreditam nos politicos de hoje em dia. Enfim, isto é uma outra discussão.

Relativamente aos candidatos que referiste, qq um deles seria sem dúvida um lider melhor do que os actuais concorrentes. Mas pelo menos para já o Mexia ainda é muito novo e pouco conhecido, e o Borges é um típico "barão" que só quer ser 1º ministro e não lider da oposição. Aliás, existe um nome que esteve para entrar na corrida e que bastante me agradava, Aguiar Branco. Uma pessoa realizada profissionalmente e que apenas agora chegou à politica, provavelmente com menos vicios que os "Luises". Sim pq qq um deles é um politico profissional coisa que eu não concordo.
Para além disso, gostava de referir que para mim um bom lider não tem que ser apenas um bom gestor, como são o Mexia e o Borges mas tem que ter coragem, pulso forte e visão politica.
Para mim, neste momento o melhor lider para o PPD/PSD seria RUI RIO que reune todas estas caracteristicas.
Se bem que para mim as próximas eleições legislativas estão perdidas. O PS terá nova maioria absoluta, e não por estar a governar bem, mas pq sabe manter imagem e o meu partido perdeu 3 anos com este líder.
As próximas eleições legislativas deveriam ser preparadas desde o dia em que perdemos as últimas eleições legislativas.

Até breve.

Vitor Sá
 
Boas Victor

O que o partido precisa e o país é de bons professionais, porque homens com boas intenções está o inferno cheio. Para mim Rui Rio ainda não me provou nada profissionalmente, pode ser bom ou não mas não se conhece trabalho feito. Essa coisa de homens com carisma faz-me confusão. Santana Lopes é dos politicos com mais carisma que conheço, mas para ser Primeiro-Ministro não serve. Uma coisa são os fala "bonito" e os "fala baratos", que conseguem iludir as pessoas com o seu "bem falar" (como aliás fáz o Socrates muito bem) outra coisa são Homens com Curriculum.
Uma coisa é certa o próximo presidente do partido é para queimar. Mete-me confusão Marques Mendes não querer um debate na RTP1 e só querer na SIC noticias, onde este canal é só visto por aqueles que pagam. Isto é uma prova de um líder fraco. Quem não deve não teme.

Quanto a Mexia não ser conhecido depende do ponto de vista. É muito mais conhecido do que Aguiar Branco no mundo da Gestão e das Finanças. Cavaco Silva chegou ao Congresso da Figueira da Fóz sem conhecer quase ninguém e foi o que se viu.

Um abraço
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Boas:
Eu dou muito mais valor a trabalho pouco eleitoralista, do que a trabalho propagandista. O Menezes vem na senda do Santana, muita parra e pouca uva.
Um homem que não tenha carisma, convicção de ideias, chame-lhe o que quiser nunca vai conseguir reunir verdadeiramente o partido à sua volta, a não ser os típicos "cola cartazes", que vêm cobrar após a eleições ganhas. Aliás o Santana tinha esse carisma, mas faltava-lhe o resto.
Rui Rio fez muito pelo PSD no Porto.

- Ganhou eleições num distrito sociologicamente de esquerda, enfrentou dois tubarões da cidade Fernando Gomes e Pinto da Costa e mesmo assim a sua imagem não saiu beliscada.

- Teve um grande trabalho com os os arrumadores e toxicodependentes no programa "Porto Feliz".

- Qd ele entrou para a câmara os bairros sociais eram autênticos supermercados de droga. Despejou muita gente que contribuia para essa situação e remodelou estes bairros para que não fossem criados guetos onde nem a policia entrava.

- teve uma atitude que muito me sensibilizou e que muito diz da sua postura na politica. Enquanto muitos qd são eleitos compram carros de topo de gama, ele proibiu esta compra e ordenou sim o restauros dos veículos que que já pertenciam à câmara. Para mim este tipo de atitudes é muito importante.

Estas são algumas das razões pq acho que Rui Rio é para mim a melhor pessoa para pegar no PSD, agora tb concordo consigo qd diz que o próximo líder é para queimar.
Até breve
 
Esqueci-me de assinar. O último coment é meu.
Vitor Sá
 
Vocês esquecem-se da merda que foram os governos PSD? A gestão financeira desastrada do Ministro das Finanças Cavaco Silva em 1980? A desgovernação de Cavaco Silva entre 1985/1995? A fuga de Durão Barroso em 2004 para a Comissão Europeia? E este Menezes ainda vai chorar muito quando for derrotado em 2009. E quando se descobrir o buraco financeiro que ele fez na câmara de Gaia.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free counter and web stats